Jesus escolhe seus ajudantes
Texto Bíblico: Mateus 4.18-25; 9.
I - De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que podemos ser um ajudante de Jesus.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “AJUDANTE”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Você pode ser um ajudante de Jesus.
Para refletir
• “Jesus disse a Pedro e a André que deixassem de ser pescadores de peixes e passassem a “pescar” pessoas, ajudando-as a encontrar a Deus. Jesus os chamou para abandonarem o comércio produtivo e serem espiritualmente produtivos. Todos nós precisamos “pescar almas”. Se praticarmos os ensinamentos de Cristo e compartilhamos as Boas Novas com os outros, poderemos atrair os que estão a nossa volta para Jesus, como um pescador atrai os peixes com o auxilio de iscas.”
Extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD
• Professor, “os sentidos são o principal meio de aprendizagem do aluno do maternal, especialmente a visão; através da visão, a criança aprende mais que pelos outros sentidos. Por isso a aula deve ser rica em visuais: desenhos, objetos e gesticulação do professor” (Marta Doreto).
Regras Práticas para os Professores
Diretivas Bíblicas para o Ensino Infantil
A revelação de Deus exige uma resposta pessoal de cada um dos seus filhos. O que as Escrituras nos mandam fazer em nosso ministério com crianças?
Mateus 28.19,20: O imperativo nesta passagem é claro: “Fazei discípulos” (ARC). Quando formos, temos de ensinar a Palavra de Deus a todas as pessoas — inclusive crianças. As implicações contidas neste texto são (a) evangelizar (falar do Evangelho a todas as pessoas) e b) discipular (ajudar cada crente a crescer em Cristo para ser um fazedor de discípulos). Isto pode ser feito com crianças se estas forem educadas da maneira correta.
Provérbios 22.6: Este provérbio dá-nos breve introspecção sobre como ensinar crianças. Os professores de crianças têm de desejar (a) “instruir” — criar um gosto ou desejo na criança pelas coisas de Deus —; (b) “no caminho” — conforme o passo dela. A instrução deve levar em conta a individualidade e o desenvolvimento mental e físico da criança. (c) Ela “não se desviará” — se a criança for educada corretamente nas coisas de Deus, o desejo eventual dela será manter-se firme ao que aprendeu. Uma versão ampliada deste provérbio seria: “Dedique-se ao Senhor e crie na criança o gosto pelas coisas do Senhor, de acordo com a faixa etária dela; e mesmo quando ela ficar adulta não se afastará do treinamento espiritual que recebeu”.
Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD
Atividade Manual
Para reforçar o ensino da lição, sugerimos que as crianças desenhem e pintem os ajudantes de Jesus.
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