Deus atente ao pedido de Raquel
Conteúdo adicional para as aulas de Maternal
Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2010
TEMA: Podemos falar com Deus
Texto Bíblico: Gênesis 30.1-24
I - De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que Deus ouve e responde as nossas orações.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “ESPERAR”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Podemos esperar em Deus, pois Ele responde as nossas orações”.
II - Para refletir
• “A infertilidade de Rebeca não era uma preocupação sem importância para Isaque e muito menos para ela, sobre quem tal condição impunha uma carga especialmente pesada. Naqueles dias, muita gente considerava a esterilidade uma indicação do desagrado divino. No mínimo, sua infertilidade a privava da maior ambição de toda mulher hebréia — dar à luz um filho. E, para Isaque, significava ser privado de um herdeiro. Um interessante entendimento paralelo acha-se na frase ‘orou instantemente ao Senhor por sua mulher’. O sentido literal dessas palavras é “diretamente na frente dela”. Fica implícito que Isaque se aliou a Rebeca, na súplica por um problema que lhe era comum. Isso introduz um princípio de grande significado na oração: a concordância de mais de uma pessoa (eram só dois), em oração, aumenta grandemente a eficácia desta. Pois, ‘também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus’ (Mt 18.19)” Extraído de: O Espírito nos Ajuda a Orar, Robert L. Brand, CPAD
• Professor, “por volta dos três anos ocorre a chamada ‘crise de personalidade’, onde a criança adota um ponto de vista exclusivo e unilateral: o seu. Passa a ter uma personalidade particular e constante, com uma perspectiva própria, situando os outros em relação a si mesma ”. Extraído de: Amor e Disciplina Para Criar Filhos Felizes, Elaine Cruz, CPAD
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que Deus ouve e responde as nossas orações.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “ESPERAR”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Podemos esperar em Deus, pois Ele responde as nossas orações”.
II - Para refletir
• “A infertilidade de Rebeca não era uma preocupação sem importância para Isaque e muito menos para ela, sobre quem tal condição impunha uma carga especialmente pesada. Naqueles dias, muita gente considerava a esterilidade uma indicação do desagrado divino. No mínimo, sua infertilidade a privava da maior ambição de toda mulher hebréia — dar à luz um filho. E, para Isaque, significava ser privado de um herdeiro. Um interessante entendimento paralelo acha-se na frase ‘orou instantemente ao Senhor por sua mulher’. O sentido literal dessas palavras é “diretamente na frente dela”. Fica implícito que Isaque se aliou a Rebeca, na súplica por um problema que lhe era comum. Isso introduz um princípio de grande significado na oração: a concordância de mais de uma pessoa (eram só dois), em oração, aumenta grandemente a eficácia desta. Pois, ‘também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus’ (Mt 18.19)” Extraído de: O Espírito nos Ajuda a Orar, Robert L. Brand, CPAD
• Professor, “por volta dos três anos ocorre a chamada ‘crise de personalidade’, onde a criança adota um ponto de vista exclusivo e unilateral: o seu. Passa a ter uma personalidade particular e constante, com uma perspectiva própria, situando os outros em relação a si mesma ”. Extraído de: Amor e Disciplina Para Criar Filhos Felizes, Elaine Cruz, CPAD
III - Regras Práticas para os Professores
No mínimo sete categorias ou métodos podem ser empregados com crianças de todas as idades.
1. Artes manuais. Estas atividades fornecem um modo emocionante e agradável para as crianças aprenderem a Palavra de Deus. Com este tipo de tarefa, os processos de pensamento pelos que a criança passa são mais importantes do que o produto final. Elogio e incentivos específicos são necessários ao longo destas atividades.
2. Teatro. Uma a imaginação, sentimentos e ações da criança para produzir uma experiência de aprendizagem coroada de pleno êxito. As atividades teatrais pode pôr a criança na pele de Daniel quando este estava diante da escritura na parede. Pode até levar as crianças à travessia do mar Vermelho. Tais representações excitantes tornam a Bíblia viva!
3. Comunicação oral. A maioria das crianças gosta de falar e dividir ideias e experiências. Isto ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades de memorizar a Bíblia, ouvir, resolver problemas e compartilhar necessidades e pedidos.
(Continua na próxima semana).
Extraído do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD
IV - Atividade Manual
Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário