Conteúdo adicional para as aulas de Jardim da Infância
Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2010
TEMA: A Bíblia, o Livro maravilhoso
Texto Bíblico: Êxodo 19.1—20.20
I - De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que a Bíblia é a Palavra de Deus.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que a Bíblia é a Palavra de Deus.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “MANDAMENTO”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Devemos obedecer aos mandamentos de Deus.”
II - Para refletir
• “Professor, você já leu toda a Bíblia? Quanto tempo o prezado mestre reserva para a leitura das Sagradas Escrituras? Você sabia que em setenta e duas horas uma pessoa consegue ler toda a Bíblia? Se você reservar trinta minutos diários para a leitura da Palavra de Deus, em um ano terá dedicado cerca de 180hs de leitura devocional! Você poderá ler a Escritura duas vezes em doze meses se dispuser de apenas meia hora por dia! Basta ser disciplinado” Extraído de: Lições Bíblicas, Claudionor de Andrade, CPAD
• Professor, “as crianças do Jardim possuem um vocabulário pequeno, mas em rápido crescimento. Procure utilizar palavras que faça parte do vocabulário de seu aluno” Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD
III - Regras Práticas para os Professores
Métodos e Materiais
No mínimo sete categorias ou métodos podem ser empregados com crianças de todas as idades.
1. Artes manuais. Estas atividades fornecem um modo emocionante e agradável para as crianças aprenderem a Palavra de Deus. Com este tipo de tarefa, os processos de pensamento pelos que a criança passa são mais importantes do que o produto final. Elogio e incentivos específicos são necessários ao longo destas atividades.
2. Teatro. Uma a imaginação, sentimentos e ações da criança para produzir uma experiência de aprendizagem coroada de pleno êxito. As atividades teatrais podem pôr a criança na pele de Daniel quando este estava diante da escritura na parede. Pode até levar as crianças à travessia do mar Vermelho. Tais representações excitantes tornam a Bíblia viva!
3. Comunicação oral. A maioria das crianças gosta de falar e dividir ideias e experiências. Isto ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades de memorizar a Bíblia, ouvir, resolver problemas e compartilhar necessidades e pedidos.
II - Para refletir
• “Professor, você já leu toda a Bíblia? Quanto tempo o prezado mestre reserva para a leitura das Sagradas Escrituras? Você sabia que em setenta e duas horas uma pessoa consegue ler toda a Bíblia? Se você reservar trinta minutos diários para a leitura da Palavra de Deus, em um ano terá dedicado cerca de 180hs de leitura devocional! Você poderá ler a Escritura duas vezes em doze meses se dispuser de apenas meia hora por dia! Basta ser disciplinado” Extraído de: Lições Bíblicas, Claudionor de Andrade, CPAD
• Professor, “as crianças do Jardim possuem um vocabulário pequeno, mas em rápido crescimento. Procure utilizar palavras que faça parte do vocabulário de seu aluno” Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD
III - Regras Práticas para os Professores
Métodos e Materiais
No mínimo sete categorias ou métodos podem ser empregados com crianças de todas as idades.
1. Artes manuais. Estas atividades fornecem um modo emocionante e agradável para as crianças aprenderem a Palavra de Deus. Com este tipo de tarefa, os processos de pensamento pelos que a criança passa são mais importantes do que o produto final. Elogio e incentivos específicos são necessários ao longo destas atividades.
2. Teatro. Uma a imaginação, sentimentos e ações da criança para produzir uma experiência de aprendizagem coroada de pleno êxito. As atividades teatrais podem pôr a criança na pele de Daniel quando este estava diante da escritura na parede. Pode até levar as crianças à travessia do mar Vermelho. Tais representações excitantes tornam a Bíblia viva!
3. Comunicação oral. A maioria das crianças gosta de falar e dividir ideias e experiências. Isto ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades de memorizar a Bíblia, ouvir, resolver problemas e compartilhar necessidades e pedidos.
(Continua na próxima semana).
Extraído do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD
IV - Atividade
Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 5.
Extraído do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD
IV - Atividade
Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 5.
Caso sobre algum tempo para mais uma atividade, sugira que as crianças encenem a história bíblica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário