30 de dez de 2009

COMO OTIMIZAR O ENSINO NA EBD


Nós professores muitas vezes negligenciamos a didática acreditando que qualquer aula está muito bom e que basta passar o conteúdo; isso é uma completa ilusão, pois a nossa aula precisa ser a melhor possível, porque estamos fazendo-a para Deus e assim precisamos nos esforçar para colocarmos em prática alguns elementos didáticos na nossa prática docente para que o processo ensino-aprendizagem seja mais dinâmico e eficiente. O que se pretende é que nosso aluno de EBD cresça em todos os sentidos, como está na bíblia, na graça e no entendimento, seja apto para pregar, ensinar e defender a fé que professamos. Por tudo isso sugerimos que os irmãos leiam, reflitam e o mais importante coloquem em prática o que se segue:
 
Jamais faça uma aula de improviso

Sempre se planeje antes, ore, pesquise, estude o tema, debata com alguém, tire suas dúvidas. isso vai valorizar intensamente sua aula, o aluno sempre percebe quando o professor não se preparou, quando ele está inseguro, e assim o professor mata o aluno, pois tira o estímulo do mesmo e é por isso que muitas vezes o aluno deixa de freqüentar a EBD, pois ele vem e só escuta besteiras. É preciso se fazer uma aula com profundidade, com conteúdo. Eu aconselho você pesquisar em enciclopédias, manuais bíblicos, Bíblias de estudos, comentários bíblicos, dicionários bíblicos, revistas teológicas ou cristãs de boa qualidade (em outra oportunidade estarei repassando uma bibliografia). Se possível faça um curso teológico o mais rápido possível para ter um repertório global teológico mais consistente. Sabemos que a revista da CPAD usada em muitas igrejas já vem com algum subsídio mas não é o suficiente para o professor; a revista não deve ser uma fonte exclusiva da sua aula; ela deve funcionar como um roteiro, o enriquecimento da sua aula é uma tarefa essencial e só você pode fazer isso, é uma questão de compromisso, interesse e força de vontade de fazer o melhor possível para Deus e respeitar os seus alunos.


Objetivos

Lembre-se que escola dominical é uma escola e não um culto de adoração, louvor ou oração, portanto nunca fuja do assunto em pauta, nada de contar testemunhos, cantar, orar, contar anedotas, contar casos, entrar por assuntos paralelos, pois este não é o momento adequado. Cumpra sempre o que está proposto nos objetivos daquela aula, porque se não tudo perde o sentido, é uma pura perda de tempo e revela um total descaso do professor com a proposta da Escola Bíblica. Geralmente quem faz isso é o professor preguiçoso que não se preparou, que está ali de improviso. Isso é lamentável mas acontece muito; portanto, vigie. 

Aula participativa

Deixe o aluno participar ativamente da aula, abrindo espaço para ele questionar, tirar suas dúvidas, expor suas opiniões; isso tornará suas aulas mais dinâmicas, participativas, porém evite as polêmicas desnecessárias. Se por acaso um ou outro aluno tentar polemizar e não se não conseguir o consenso, peça para tratar particularmente com ele em outra oportunidade, mas dê seqüência à aula, agora cuidado nunca deixe seu aluno sem resposta, nunca deixe seu aluno na incerteza. Se no momento você não souber da resposta, a melhor saída é ser honesto, diga que no momento não sabe, mas que vai pesquisar e na próxima aula trará a resposta, mas não esqueça você assumiu o compromisso, então realmente traga a resposta na aula seguinte sob pena de cair no descrédito da turma. 
 

O aluno

Existe um conceito chamado Inteligência Emocional, onde nós devemos estimular o lado emocional do aluno. Portanto, conheça seu aluno, converse com ele, conquiste-o, não seja impessoal, distante, quanto mais você conhece seu aluno mais eficaz será a sua tarefa de ensiná-lo (no futuro breve falarei mais detalhadamente sobre Inteligência Emocional). Seja uma pessoa acessível, aberta a perguntas, a críticas construtivas, não dada a radicalismos, nem legalismos, disposta a rever seus conceitos desde que seja uma opinião contrária consistente.

É preciso respeitar a opinião do aluno, porém sua obrigação é ensinar o certo, desde que o certo tenha fundamentação bíblica consistente, fundamentada em regras de hermenêutica, em regras de boa interpretação bíblica. nunca ensine algo baseado em opiniões particulares, tradições, costumes e usos, se for o caso deixe claro que é uma questão pessoal, tradicional, é sempre bom basear-se em posturas de bons mestres, pois Deus levantou os mestres para edificar a igreja. Somente Deus é o dono da verdade, portanto a bíblia deve prevalecer acima de tudo, pois qualquer comentarista ou nós mesmos podemos estar equivocados, pense sempre nisso.


Torne sua aula agradável e produtiva

Use sempre um recurso didático extra para valorizar sua aula, se esforce para isso, pois a nossa tendência é somente dar aulas expositivas, porque é mais fácil. Se for uma aula que envolva Geografia Bíblica traga um mapa grande, colorido e mostre aos alunos na hora de explicar, por exemplo, sobre cidades antigas da bíblia. A capacidade do aluno aprender com métodos audio-visuais é muitíssimo maior. Use também o retroprojetor com transparências de textos e de figuras coloridas.Use ainda o álbum seriado, é simples e barato, feito com folhas de papel madeira onde você pode fazer esquemas, colar figuras, etc. Sempre que possível leve revistas para mostrar, incentivar a leitura, livros, atlas, descobertas arqueológicas, dados históricos, curiosidades bíblicas. Você pode promover mini-debates na classe sobre o tema da aula, avisando antes para eles estudarem, ofertar um prêmio para quem se sair melhor, etc. Pode-se também passar um vídeo, com documentário pertinente, um filme, uma vídeo-aula, trazer um convidado com formação específica naquele assunto (em breve estarei trazendo informações específicas sobre cada recurso).


O Professor

O bom professor é aquele indivíduo bem informado, antenado com o mundo que o circunda. Portanto, informe-se, atualize-se, adquira o hábito de ter uma postura sobre diversos assuntos, como política, ciência, ecologia, televisão, artes, religião, futebol, seja eclético. Saiba usar a internet, e-mails, leia edições como Veja, Isto É, Ultimato, Eclésia, assista bons filmes históricos, bons programas de televisão (tem muita coisa ruim mas descubra o que há de bom para o seu próprio bem e de seus alunos), Seleções do Riders Digest, se interesse por participar de seminários, semanas teológicas, debates, mesas redondas, encontros, convenções, visitar outras igrejas, ouvir muitas opiniões, adquira o hábito de conhecer, refletir e reter o que é bom, isso não é pecado, desde que você faça por fé e para a glória de Deus.



A graça e a paz de Cristo para todos.

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