5 de fev de 2010

Lição 06 - Fuja da Imoralidade ** Conteúdo adicional para as aulas de Adolescentes

Fuja da Imoralidade
Texto Bíblico: Provérbios 5.1-14; 6.24-29

Os adolescentes sofrem muito mais pressões no campo sexual do que seus pais enfrentaram. Vivem numa sociedade em que a mídia usa o sexo para vender de tudo e exalta o sexo fora do casamento. A regra bíblica de esperar até o casamento é tratada como um tema arcaico. Além da pressão, seu relógio biológico não coincide com a nossa cultura de retardar o casamento até, pelo menos, o término do Ensino Médio, na maioria dos casos. Embora entrem na puberdade com acompanhamento sexual, uma quantidade significativa de adolescentes experimentam relações sexuais. A gravidez na adolescência, até mesmo entre a faixa de 12 e 13 anos, está em alta. Os adolescentes são pajeados, entretidos e hipnotizados pela televisão. O tempo que despendem assistindo TV é maior do que aquele que será empregado nos estudos, e a maioria das coisas que assistem, divergem e escarnecem dos preceitos e valores bíblicos. O mesmo cardápio se difunde na indústria dos livros e revistas. No campo da música, os valores e atitudes dos adolescentes são moldados pelas letras de músicas obscenas, que exaltam o sexo, a perversão, a violência, as drogas e o ocultismo. Além das influências predominantemente negativas, a publicidade visa ensiná-los a serem materialistas e avarentos. Como os adolescentes de hoje enfrentam pressões inacreditáveis, precisam e desejam que os adultos os ouçam e os levem a Deus, que é especialista em situações impossíveis. Uma dessas pessoas importantes é você, professor.

Boa Ideia
Professor confeccione um diário de bordo para seus alunos. Explique-lhes que o diário de bordo é um precioso auxílio para os navegantes. É o local onde se anotam e registram diversos fatores que ocorrem em uma viagem. Apresente-lhes o diário que você preparou. Explique-lhes como devem ser feitas às anotações. Eles precisam anotar tudo o que fizerem durante todo o dia. O objetivo deste diário é saber como os alunos dividem o próprio tempo, e com o que eles têm se ocupado mais. Oriente-os a priorizar as coisas de Deus e dedicar-lhe mais tempo. Explique que da mesma maneira que o timoneiro é o responsável em guiar a navegação, nós somos responsáveis em guiar e administrar a nossa vida.

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