21 de fev de 2010

Lição 08 - Amigos de Fé •---» Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Amigos de Fé
Texto Bíblico: Daniel 1.1,3-7,17

Professor, explique aos seus alunos que Deus pode e quer ser o melhor amigo do ser humano.

Comente sobre a amizade que Abraão desenvolveu ao longo de sua vida,uma relação indiscutível com Deus. E, se possível nutrir esse tipo de relacionamento com Deus porque Ele é um Ser Pessoal, não uma coisa, uma força ou um fluído energético, mas é o Espírito singular e pessoal, criador do universo e de todas as criaturas existentes. Abraão nutriu essa amizade de modo objetivo, ainda que num plano espiritual. Como ser pessoal, o nosso Deus criou o homem à sua semelhança (Gn 1.26-28), e por isso, como seres pessoais, possuímos todas as características de personalidade, tais como inteligência, vontade e sentimento. Em vários textos bíblicos, Abraão é tratado como “o amigo de Deus” (2 Cr 20.7; Is 41.8; e Tg2.23).

Claro que podemos e devemos ter amigos nesta terra, mas devemos saber escolher. Existem algumas qualidades de relação pessoal dentro da amizade que são elementos essenciais à existência de uma amizade profícua e firme.

Professor escreva no quadro de giz as qualidades citadas abaixo e explique aos alunos que elas são necessárias para haver uma amizade verdadeira.

1 – Confiança. Uma amizade verdadeira e baseada em uma confiança mútua.

2 - Cordialidade. A palavra cordialidade tem o sentido de afetuosidade. O seu prefixo latino cordis significa coração. Os bons amigos desenvolvem uma relação afetuosa entre si demonstrada em atitudes de ternura, de afeto.

3 - Informação. Entre amigos não existem segredos que não sejam compartilhados. Os amigos compartilham suas vidas uns com os outros e não escondem qualquer novidade de que saibam.

4 - Lealdade. Ser leal implica franqueza e honestidade entre as pessoas amigas. Uma amizade é construída na franqueza e na sinceridade. Não pode haver atitudes mesquinhas e mascaradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário