20 de jan. de 2010

Lição 03 - Eles e Elas ~> Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Lição 03 - Eles e Elas
Texto Bíblico: Gênesis 1.26-28; Salmos 119.72-74



Professor, assegure aos adolescentes que as mudanças ocorridas em seus corpos e a diferenças no desenvolvimento físico entre membros da turma são normais. Estão passando por um processo que ainda não terminou. Vão crescer e parar de crescer; apenas precisam dar tempo aos seus corpos. Há esperança!
Considerando que meninos e meninas não amadurecem ao mesmo tempo, pode ser vantajoso para você separar as classes da Escola Dominical por sexo. Ambos se sentirão mais à vontade. Como os garotos não sabem se sua voz soará normal ou aguda como a de uma garota, podem se sentir tímidos para falar durante a aula se as meninas estiverem na mesma classe. Os professores obtêm uma colaboração maior de seus alunos, tanto meninos quanto meninas, quando as classes são separadas.
Em reuniões sociais, prefira as brincadeiras em grupo, que não requeiram habilidades físicas, às individuais, que chamem a atenção para o modo desajeitado do adolescente.
A inibição é vista com maior clareza e com frequência nas relações menino-menina. As garotas estão começando a se interessar pelos garotos, mas não falam abertamente sobre isso, principalmente com eles. A maioria dos meninos, contudo, está um ano ou dois atrás das meninas em termos de interesse, uma vez que a sua maturidade física começa mais tarde.
Bibliografia: JOHNSON, Lin. Como Ensinar Adolescentes: descubra a alegria de trabalhar com eles, pp. 12,13, 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,2003.

* Devido ao Congresso da USADEC (na minha igreja) não houve EBD... Por isso houve um pequeno atraso nas postagens da Lição 03!! Mas, tá aí.... FICA COM DEUS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário