31 de jan. de 2010

Lição 05 ~> Qualidade Versus Defeitos *~

Qualidade Versus Defeitos
Texto Bíblico: Êxodo 2.4-10

A psicologia auxilia a educação ao explicar as diferenças de temperamento entre as pessoas. Segundo o Dicionário Aurélio Eletrônico, o temperamento é o “conjunto dos traços psicofisiológicos de uma pessoa, e que lhe determinam as reações emocionais, os estado de humor e caráter”. Em síntese, o temperamento é inato em nossa constituição.
De acordo com a psicologia são quatro tipos de temperamentos: Sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático. Ninguém é totalmente fleumático ou sanguíneo. Na verdade existe uma mistura de temperamentos mas com o predomínio de um deles. Para executar uma pequena “pesquisa” sem a rigorosidade acadêmica requerida para um teste sério de temperamento, proponha uma atividade simples e de curto tempo para os alunos. Distribua uma folha para cada um contendo trinta e duas características dos temperamentos – e peça para que os alunos escolham, entre essas, dez que descrevam a forma particular do ser deles.

Reproduza conforme o modelo:
Dê sete minutos para que façam as marcações. Cada aluno só poderá marcar dez características. Depois apresente uma cartolina que servirá como gabarito para conferência do temperamento de cada um. Na cartolina, coloque o gabarito da seguinte forma:


Se a pessoa escolhe cinco aspectos da personalidade de um único grupo, é provável que este seja o seu temperamento. Finalize orando por eles e diga que foram criados diferentes para a glória de Deus.

Um comentário: