2 de jan. de 2010

OS OBJETIVOS DA ESCOLA DOMINICAL


OS OBJETIVOS DA ESCOLA DOMINICAL
1. Ganhar Almas para Jesus – A EBD pode tornar-se num dos mais eficientes meios de evangelização. O professor não pode salvar seus alunos, mas pode leva-los a Cristo, o Salvador, como fez André (Jo. 1:42). A Bíblia diz ensina a criança no caminho que ela deve andar,,,(Pv. 22:6).

2. Desenvolver a espiritualidade e Caráter Cristão – O ensino da Palavra é uma obra espiritual, significa a cultura da alma. Ganhar o aluno para Cristo é apenas o início da obra, é mister cuidar em seguida da formação dos hábitos cristãos no aluno. São os hábitos que formam o caráter, e este influi no destino da pessoa. Afirma a psicologia: O pensamento conduz ao ato, o ato conduz ao hábito, o hábito ao destino da pessoa.

3. Treinar o aluno para o serviço Cristão – Ao prover treinamento espiritual, a EBD, apresenta ao aluno oportunidades ilimitadas de servir ao Divino Mestre. É tempo de explorarmos o ilimitado potencial latente no vasto campo da Escola Dominical. O tríplice alvo da EBD pode ser plenamente atingido, pois a obra pertence a Deus, pela qual Ele vela com insondável amor. A EBD, é a melhor escola do mundo. Eis o porquê dessa primazia:

  • Seu Livro Texto é o Melhor: A Bíblia o Mapa que nos Guia.

  • Seu Supremo Dirigente: O Deus vivo, Todo Poderoso, Amoroso, Criador de todas as coisas 

  • Seu Alcance: É o mais vasto do mundo, do bebê ao ancião.

  • Seus Alunos: São os melhores do mundo, os que amam a Deus e a sua Palavra.

  • Seus Resultados: São os melhores do mundo, são infalíveis, materiais, espirituais e eternos.
Professor seus objetivos estão sendo alcançados?
Seus alunos estão tendo uma compreensão clara sobre os ensinamentos?
Você tem notado alguma mudança substancial no comportamento e atitudes deles?
Talvez seja o momento de fazer uma reflexão. 

4. Professor, não se esqueça... 

  • O crescimento espiritual e intelectual dos alunos que Deus lhe confiou depende de seu preparo; esmerece-se nesse ministério, dedique-se de corpo e alma. Afinal, ensinar é também cumprir a Grande Comissão que o Senhor Jesus entregou à sua igreja.
     

  • Como professor, a sua pontualidade e assiduidade são elemento motivador para a pontualidade e assiduidade dos alunos.
     

  • A Escola Dominical é um dos meios mais eficazes de se evangelizar. Em algumas igrejas, porém, ela já não pode ostentar esta característica que, nos primórdios, fez a pujança de muitos avivamentos.
     

  • Estude a lição com carinho conferindo as citações em sua Bíblia e peça a Deus criatividade, pois é sempre bom inovar em cada aula. Isso estimula o interesse dos alunos pela freqüência.
     

  • A disciplina em uma sala de aula é muito importante. Permita que seus alunos participem ativamente deste estudo, pois isto é uma necessidade no processo ensino-aprendizagem. Mas seja firme, tão logo surja qualquer problema, por menor que seja. Na casa de Deus, tudo deve ser feito com decência e ordem.
     

  • A participação do aluno só será efetiva, se você tratar a todos por igual. Por isso, não se irrite e nem se impaciente com facilidade, pois se isso acontecer, será a sua derrota. Fale em bom tom, com naturalidade, sem gritar, mas com firmeza. Faça com que os alunos se sintam importantes para você. Não ameace e nem agrida o desatencioso. Procure saber quais motivos que o levaram a isso.
     

  • Um bom planejamento é feito com antecedência e, sem ele, o professor sentirá dificuldades diante da classe, pois terá de improvisar, ou ficar na rotina, ou ainda poderá ser pego de surpresa, com alguma pergunta dos alunos.
     

  • Além de dominar os recursos da didática, lembre-se de que você como professor da Escola Dominical, deve primar pelo conhecimento bíblico-doutrinário. Caso contrário: como poderá ensinar a Palavra de Deus?
Lembre-se: Ensinar na Escola Dominical é comunicar, mostrar, explicar, orientar e despertar a mente do aprendizado para o conhecimento da Palavra de Deus. Só através de um ensino bem estruturado, é possível alcançar-se radicais mudanças de comportamento, bons conhecimentos bíblicos e uma elevada formação espiritual. “O futuro do nosso aluno depende do que for ensinado agora”. Amém!

Um comentário:

  1. Amei!!! MUIIITO INTERESSANTE

    essa frase mexeu mesmo: “O futuro do nosso aluno depende do que for ensinado agora”.

    ResponderExcluir