21 de mai. de 2010

Lição 08 - Jesus conta uma história ** ** Conteúdo adicional para as aulas de Maternal

Jesus conta uma história
Texto Bíblico: Mateus 8.24-27

I - De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que é preciso praticar o que a Palavra de Deus ensina.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “PRATICAR”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Deus quer que você ponha em prática aquilo que aprendeu”.


II - Para refletir

• “Edificar a casa sobre a rocha significa ser um discípulo que ouve e coloca em prática o que aprendeu, não que age com imprudência e superficialidade. A obediência é o sólido fundamento para que possamos resistir às tempestades da vida. A maioria das pessoas não busca deliberadamente construir sua vida sobre uma fundação falsa ou material inferior, mas não pensa em um propósito verdadeiro para ela. Muitos se encaminham para a destruição não por teimosia, mas por negligência. Parte de nossa responsabilidade como cristãos é ajudar os outros a parar e pensar em que direção sua vida tem seguido, e indicar as consequências de ignorar e/ou desprezar a mensagem de Cristo”
Extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD
• Professor, “as crianças do maternal são curiosas e fazem incontáveis perguntas. Responda todas as perguntas com honestidade. Procure razões por detrás das perguntas. Encoraje-as a pensarem por si mesmas” (Manual de Ensino Para o Educador Cristão).

III - Atividade Manual
“Mande as crianças sentar-se em círculo, e coloque no centro uma caixa de camisa cheia de areia. Dê a cada criança um punhado de palitos de picolé, e mostre-lhes como fincá-los na areia da caixa, fazendo uma “paredinha”. Vá orientando-as até que construam um cercado de palitos. Com um pedaço de cartolina dobrado ao meio, faça o telhado da casa. Enquanto estiverem fincando os palitos na areia, vá recordando: Foi assim que o homem tolo construiu a sua casa: na areia. Quando as paredes estiverem prontas, anuncie: Agora só falta por o telhado! E coloque o telhado de cartolina. Ficou bonita a casa da areia, crianças? Mas será ficou forte? Será que agüenta a chuva? Vamos ver! Com o regador, faça “chover” sobre a casa, até alagar a areia e derrubar os palitos. Chiii, a casa caiu! A casa construída na areia fica muito fraca; não agüenta a chuva. A pessoa que ouve a Palavra de Deus mas não faz o que ela manda é como a casa da areia” (Marta Doreto).


Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 78.

Caso sobre algum tempo para mais uma atividade, sugira que as crianças encenem a história bíblica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário