21 de mai. de 2010

Lição 08 - Na igreja Deus me escuta ** ** Conteúdo adicional para as aulas de Jardim da Infância

Na igreja Deus me escuta
Texto Bíblico: 1 Samuel 1.9-28

 
I - De professor para professor

·
Prezado professor, neste domingo, o objetivo da lição é levar a criança a compreender que Deus ouve as orações.
·
A palavra-chave deste domingo é “escutar”. No decorrer da aula diga: “Papai do céu, escuta a minha oração”.

II – Saiba Mais

“Perceba que não há uma maneira certa específica de orarmos. Portanto, se existem momentos quando a oração verbal pode lhe ajudar a expressar seus desejos, então, ore em voz alta e se regozije em seu coração. Mas também se lembre de que as palavras não são essenciais para o oferecimento da verdadeira oração. Deus ouve o seu coração. Mas também se lembre de que as palavras não são essenciais para o oferecimento da verdadeira oração. Deus ouve o seu coração tanto quanto as palavras dos seus lábios. As palavras nem sempre são um indicador exato dos seus sentimentos verdadeiros, mas o seu coração é. O seu coração revela o seu verdadeiro eu, e é para onde Deus olha (1 Sm 16.7) . É por isso que você deve ‘guardar o seu coração, porque dele procedem as saídas da vida’ (Pv 4.23). Você pode experimentar momentos quando até mesmo o seu coração não sabe para que orar ou como. É quando o Espírito assume e ‘intercede por nós’ (Rm 8.26). E haverá momentos quando, assim como Ana, o seu coração estará inundado com pensamentos, desejos, mágoas e até confusão, a ponto que a oração verbal se torna difícil. Nesses períodos, também, você pode orar e permitir que o Espírito lhe ajude em sua fraqueza (Rm 8.26). Afinal, o que é a oração? A oração não é a expressão do desejo sincero do seu coração fluindo para Deus, seja isso falado ou não? O que você gostaria de expressar para Deus nesse exato momento?”

Texto extraído do livro:
Orações Notáveis da Bíblia, pp.43-44. CPAD

III – Conversando com Professor

Incentive as crianças a fazerem suas próprias orações. Até agora você orava e eles repetiam. Eles precisam ir adiante. Você pode ajudá-los a decidirem sobre o que orar, mas eles também podem escolher pelo que orar. O professor pode alternar à medida que melhoram em fazer suas orações – um domingo um aluno ora, no outro o professor ora.

Texto adaptado do livro:
Ensine Sobre Deus Às Crianças, CPAD

IV - Boa ideia!

Você vai precisar de imagens de templos evangélicos, cola e cartolina.

Auxilie as crianças na montagem de um painel com as gravuras dos templos. Depois escreva a frase do dia: “Na igreja Deus me ouve”. Explique que atualmente existem vários templos e cada um com um tipo diferente de janelas, pinturas, portas e etc. Mas todos são casas de oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário