6 de mar. de 2010

Lição 10 - Como relacionar-me com os outros ♥ Conteúdo adicional para as aulas de Adolescentes

Como relacionar-me com os outros
Texto Bíblico: Provérbios 11.12; 18.24

 DOAÇÃO DE SANGUE E ORGÃOS, UM ATO DE AMOR!

Prezado professor, na presente lição, você tem a oportunidade de abordar com os seus alunos um tema muito importante: a doação de sangue e órgãos.

Qual o parâmetro bíblico acerca de doação de sangue e órgãos? Você já discutiu sobre o assunto em sua classe? O que os alunos pensam acerca do tema?

Ao analisá-lo, tome por base os seguintes textos: Mt 22.39; Lc 6.35-36. Professor, o assunto de doação de sangue e órgão encontra-se na categoria da Ética Cristã. No mundo contemporâneo é importante ter em mente princípios cristãos norteadores para as tomadas de decisões. Tais decisões majoritariamente precisam ser tomadas em momentos de dor, sofrimento e luto. Entretanto, a Palavra de Deus tem conselhos norteadores em todos os momentos, levando tranquilidade e refrigério nos momentos mais delicados.

 Doação de Sangue

A transfusão de sangue tem o objetivo de salvar vidas. Ela pode ser realizada por autotransfusão (quando o sangue do próprio é colhido e retorna ao seu organismo) ou por terceiros (neste caso envolve riscos de contaminação).

Há alguns movimentos religiosos que impedem a transfusão de sangue, entendendo que a Bíblia é contra comer sangue (Dt 12.23; cf. At 15. 29), porém, é evidente que a absorção do sangue doado por meio das veias do receptor e jamais pelo aparelho digestivo.

A doação de sangue tem salvado muitas vidas, é um ato simples, mas fundamental para dar sobrevida a pessoa.

 Doação de Órgãos

A doação de órgão é a concordância expressa por parte do doador ou da família para que os órgãos dele sejam retirados após a morte, sendo aproveitados por pessoas portadoras de doenças crônicas.

Há pessoas que são contrárias à retirada de órgãos, argumentando que Deus pode realizar um milagre ou que terão problemas com a ressurreição. Acerca da esperança do milagre, mediante a fé, há base bíblica para esperá-lo, porém prezado professor, essa preocupação situa-se exclusivamente no âmbito sublime da fé. Neste caso não depende da pessoa, mas única e exclusivamente da soberana vontade de Deus, isso não significa que a pessoa deixe de buscar auxílio da medicina, já que esta foi dada por Deus para o bem da humanidade.

Em relação à preocupação com o corpo na ressurreição (Como ressuscitarão os mortos? Com que corpos virão?), leia atentamente 1 Co 15.36,37,43,44,53,54. O prezado professor compreenderá que o nosso corpo é semeado em corrupção, em ignomínia, mas ressuscitará em incorrupção e em glória. Portanto, o que é mortal se reveste de imortalidade e o que é corrupto da incorruptibilidade, ou seja, a falta de órgão não implicará em nada a ressurreição, o nosso corpo mortal se desintegra normalmente, mas aguardamos a promessa da glorificação do corpo em Cristo.

Prezado professor, doar é um ato de amor e solidariedade. As pessoas necessitadas esperam pela benção, de terem suas vidas de volta. O Pastor, Claudionor Correa de Andrade, comentarista de Lições Bíblicas, Gerente de Publicações da CPAD e piedoso servo de Deus, é um sublime exemplo disso, pois foi agraciado pelo Eterno por um transplante de fígado, trazendo normalidade a sua vida. Deus seja louvado!

 BIBLIOGRAFIA

Ética Cristã: confrontando as questões morais do nosso tempo. Rio de Janeiro, CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário