6 de mar. de 2010

Lição 10 - Moralidade, o que é isso? ♥ Conteúdo adicional para as aulas de Juvenis

Moralidade, o que é isso?
Texto Bíblico: Mateus 5. 13-16

 A REALIZAÇÃO E A FINALIDADE DAS BOAS OBRAS

Prezado professor, procure enfatizar nesta lição duas esferas: a realização de boas obras entre os que não as têm e a finalidade da Luz (obra), que deve resplandecer, visando o estabelecimento consistente de uma prática verdadeiramente cristã.

 A realização das boas obras

Cristo designou que seus discípulos fossem Luz e Sal no mundo. E a implicação deste desígnio é a realização de boas obras. Em Efésios 2. 10, o apóstolo afirma “...criados, em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”. As boas obras entre os que não as praticam, levarão tais pessoas a compreenderem o significado do cristianismo. Essas boas obras não devem ser realizadas para nossa ostentação, mas para a edificação dos outros. Os que estão à nossa volta não precisam apenas ouvir falar das nossas obras, mas vê-las, para se convencerem de que a nossa fé é mais do que simples palavras e que estamos debaixo do poder do seu autor e consumador (Hb 12.2).

 A finalidade da obra

O texto bíblico em estudo diz no v.16: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.”, a finalidade da obra é que a luz resplandeça, a fim de que vejam as boas obras e sejam levados a glorificar, não a nós, mas a Deus. A glória de Deus é o bem supremo que devemos procurar em tudo que fazemos em nossa vida cristã (1Pe 4.11). A nossa glória é nos empenharmos em glorificar a Deus e motivar os outros a glorificá-lo. Tais atitudes refletem uma vida cristã autêntica e levam as pessoas, de fato, reconhecer que essa vida só é possível por meio da ação divina no homem.

Um comentário:

  1. Eu participo da Escola Sabatina, não entendo o porquê da Escola Dominical. Deus falou que o sábado era para descansar, no Senhor, passar um dia com Ele. Olha que interessante, segunda-feira, significa segundo dia depois do feriado, terça-feira, terceiro dia depois do feriado, então o sábado é o "feriado" do Senhor. O homem não tem capacidade de trocar o dia do Senhor, gostaria de entender um pouco melhor sobre a Escola Dominical.

    ResponderExcluir