6 de mar. de 2010

Lição 10 - O moço lê a Bíblia no carro ♥ Conteúdo adicional para as aulas de Maternal

O moço lê a Bíblia no carro
Texto Bíblico: Atos 8:26-39



 De professor para professor
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças sintam o desejo de pregar e ensinar a Palavra de Deus.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “EXPLICAR”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Você pode contar as bonitas histórias da Palavra de Deus e explicar aos amigos que elas falam de Jesus.”



 Para refletir
• “Filipe encontrou o etíope lendo as Escrituras. Aproveitando-se desta oportunidade para explicar as Boas Novas. Filipe perguntou ao eunuco se ele entendia o que estava lendo. Filipe: (1) seguiu a orientação do Espírito; (2) começou a explanação a partir do texto que homem havia lido (as profecias de Isaías); e (3) explicou-lhe como Jesus Cristo cumpriu as profecias de Isaías. Quando compartilhamos as Boas Novas, devemos começar pelas preocupações das pessoas. Então o evangelho poderá aliviar tais preocupações”.
Texto extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD
• Professor, a criança do maternal já realiza muitas atividades com autonomia, mas ainda carecem de alguma ajuda. Por isso, elogios e incentivo vão ajudá-las a tornar-se cada vez mais independente.



 Regras Práticas para os Professores
• Dê instruções claras para cada atividade de aprendizagem. Se as crianças já sabem ler, escreva as orientações no quadro. Os professores devem circular pela sala de aula para terem a certeza de que cada criança entende o que deve ser feito.
• Perguntas planejadas ajudam as crianças a refletir sobre o que estão fazendo. Não é suficiente que as crianças saibam e entendam um conceito. Elas também devem saber pô-lo em prática. Perguntas habilmente feitas auxiliam as crianças a chegar às suas próprias conclusões.
• Orientação e incentivo mantêm as crianças motivadas durante a atividade de aprendizagem. Algumas atividades podem levar de 20 a 30 minutos para acabar. Lembre-se do estreito tempo de atenção da criança. Continue orientando e encorajando com elogios específicos para o trabalho em execução.
Texto extraído do: Manual de Ensino Para o Educador Cristão. Rio de Janeiro, CPAD



 Atividade Manual
Para reforçar o ensino da lição, sugerimos a seguinte atividade: Prenda com fita adesiva uma folha de papel pardo na parede da classe. Distribua revistas velhas ou catálogos de livros e tesoura. Peça que as crianças folheiem as revistas para encontrarem gravuras de livros e revistas. Diga que os livros contam belas histórias da Bíblia. Eles nos ensinam sobre Deus. Instrua as crianças para que colem as figuras na folha. Depois peça que orem agradecendo a Deus pelos livros.
Durante a atividade faça algumas perguntas referentes a lição:
a. Quando não entendemos algo da Bíblia pra quem devemos perguntar?
b. Como se chamava o moço que evangelizou o funcionário da rainha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário