14 de mar. de 2010

Lição 11 - Seja prudente ઇઉ Conteúdo adicional para as aulas de Adolescentes

Seja prudente
Texto Bíblico: Pv12.23;14.15-18

Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é que o seu aluno se torne uma pessoa mais prudente.
A palavra-chave da aula de hoje é “PRUDÊNCIA”. Na aula de hoje enfatize as consequências da ausência de prudência.

Para refletir
“Os verdadeiros seguidores de Jesus não irão penas ouvir as suas palavras, mas praticá-las, permitindo que a mensagem faça diferença em sua vida. Nesse ensino, Jesus explicou que o verdadeiro seguidor, que pratica as suas palavras, é como a pessoa que constrói a sua casa sobre a rocha. Aquele que ‘constrói a sobre a rocha’ é um discípulo que houve e obedece, e não um impostor. Praticar a obediência é construir sobre o sólido alicerce das palavras de Jesus, a fim de enfrentar as tempestades da vida. Mesmo em meio à chuva, à inundação, e aos ventos, o alicerce que estiver sobre a rocha não será afetado. Em contraste com essa pessoa, insensato ouve o ensino de Jesus e o ignora. Embora as duas pessoas tenham construído suas casas, e essas casas até pareçam idênticas, somente uma suportará o teste. Somente a pessoa que ouve e pratica a vontade de Deus receberá a boa recompensa. A casa construída sobre a areia irá desabar. Quando vierem as tempestades, a pessoa não terá firmeza, a sua vida se despedaçará, e o fim será uma grande queda – o juízo final, a destruição (7.13,14), e a separação de Deus (7.22,23). Assim como o caráter é revelado pelos frutos (7.20), a fé é revelada através das tempestades. A pessoa sábia, que procura agir de acordo com a Palavra de Deus, edifica a sua vida de forma que esta possa suportar qualquer dificuldade ou problema. Será o alicerce, e não a casa, que determinará o que acontecerá no dia do juízo final”.
Texto extraído do: Comentário do Novo Testamento de Aplicação Pessoal vol. 1. Rio de Janeiro, CPAD

Atividade:
Prezado professor, de acordo com o texto bíblico (Pv12.23;14.15-18), faça uma atividade utilizando o método indutivo de interpretação (o que significa?) do texto, respondendo às perguntas abaixo. O objetivo desse método é fazer uma aplicação para os adolescentes, desafiando-os a aplicar a lição aprendida:
1. Quem é o homem avisado? E quem é o tolo? (12.23)
2. Qual a diferença entre o simples e o prudente? (14.15)
3. O que faz o sábio? E o que faz o tolo (v.16)?
4. Quais consequências sofre o homem que se ira (v.17)?
5. Qual o prêmio do prudente?

Aplicação:
O homem que atenta para a prática da Palavra de Deus teme e desvia-se do mal. Ele herdará o conhecimento e em tudo será bem sucedido. Entretanto, o homem que não dá crédito e não atenta para os passos da Palavra é como o tolo que pensa estar seguro. Ele se ira com pensamentos ruins, vivendo com um ânimo ríspido. Seu futuro é incerto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário